Histórico

A Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES) foi fruto de parceria que envolveu o Ministério da Saúde, Prefeitura de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A estrutura física foi construída em uma área localizada na Praça W, SN, Centro de Viçosa.  O terreno foi concedido através do Decreto No 4.654/2013 da Prefeitura Municipal de Viçosa.

A articulação com o Ministério da Saúde ocorreu através de lançamento de proposta no Fundo Nacional de Saúde (FNS), aprovação e descentralização de recurso para construção no valor de R$2.000.000 (dois milhões) através de Termo de Execução Descentralizada (TED) e contrapartida da UFV. Posteriormente, para início de funcionamento, foi liberado R$ 450.000 (quatrocentos e cinquenta mil) para aquisição de equipamentos permanente.

A UFV, através do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e o Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) são responsáveis pela organização das atividades. Essa dinâmica inclui o fornecimento de materiais de consumo, manutenção de equipamentos e recursos humanos.

A parceria com o Consórcio dos Municípios também contribui com o funcionamento da unidade, através da utilização de sistemas de agendamento, recursos humanos (auxiliares administrativos e serviços gerais) além de apoio em situações emergenciais para manutenção de equipamentos.

Essa história se inciou em 2013 com a solicitação junto ao ministério, a elaboração de projetos e a etapa da construção. Em 2018 um novo capítulo é construído com o início de funcionamento no dia 13 de agosto e inauguração oficial no dia 28 de fevereiro de 2019.

O ensino articulado ao serviço em prol do Sistema Único de Saúde (SUS)

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados