Histórico

A Unidade de Atenção Especializada em Saúde (UAES) surgiu como resultado de uma colaboração entre o Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). A sua estrutura física foi edificada em um terreno concedido pela Prefeitura Municipal de Viçosa (Decreto No 4.654/2013), estando localizada na Praça W, 87, no Centro de Viçosa.

A interação com o Ministério da Saúde ocorreu mediante a elaboração e apresentação de uma proposta ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). Após aprovação, houve a descentralização de recursos no valor de R$2.000.000 (dois milhões), efetuada através de um Termo de Execução Descentralizada (TED), além da contrapartida financeira da UFV. Adicionalmente, para viabilizar o início das operações, foi disponibilizado um montante de R$450.000 (quatrocentos e cinquenta mil) para aquisição de equipamentos permanentes.

A integração entre ensino e serviço em prol do Sistema Único de Saúde (SUS) tem destaque no ano de 2012, em que iniciou-se um ambulatório, mediante uma colaboração com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV), o qual disponibilizou, na ocasião, 6 consultórios e uma recepção. Em contrapartida, o Departamento de Medicina e Enfermagem, sob a liderança do Professor Bruno David Henriques, forneceu mobiliário, materiais e um profissional (técnico em enfermagem).

Inicialmente, o ambulatório oferecia serviços como estudo urodinâmico, psiquiatria infantil, pequenas cirurgias e cardiologia. Com o passar do tempo, a gama de ambulatórios foi progressivamente ampliada. Para atender à crescente demanda, foi lançada a construção de uma unidade ambulatorial que mais tarde recebeu o nome de UAES – Unidade de Atenção Especializada em Saúde.

O ano de 2013 foi marcado pela solicitação junto ao ministério, seguida pela elaboração do projeto e pela fase de construção. Em agosto de 2018, os ambulatórios transferiram seus atendimentos para as novas instalações da UAES, exceto o serviço de pequenas cirurgias, que foi realocado em janeiro de 2019. A inauguração oficial da UAES aconteceu em 28 de fevereiro de 2019.

A UFV, por intermédio do seu Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), juntamente com o Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), assume a responsabilidade pela coordenação das atividades na UAES. Nesse contexto, estão incluídos o fornecimento de materiais de consumo, a manutenção dos equipamentos e a alocação de recursos humanos.

O funcionamento da unidade é também enriquecido pela colaboração com o Consórcio dos Municípios. Esse arranjo envolve a utilização de sistemas de agendamento, alocação de recursos humanos (como auxiliares administrativos e serviços gerais) e a prestação de apoio em situações emergenciais para a manutenção dos equipamentos.

Início da construção da UAES


Construção finalizada da UAES